Jordânia, Médio Oriente, Petra

Iniciámos esta viagem cheios de curiosidade em descobrir um país tão rico em belezas naturais. Ficámos hospedados no Holiday Inn Hotel com uma vista fantástica para o Mar Morto. A curiosidade era tanta que fomos de imediato tomar banho para verificarmos se realmente era assim tão diferente dos outros locais que já haveríamos visitado.

Para vos contextualizar, o mar morto tem 8 vezes mais sal que o mar normal o que permite flutuar. Chama-se mar morto porque a quantidade de sal impossibilita qualquer tipo de vida. Assim, esta é uma experiência única pelas suas particularidades. Uma dica que vos deixamos é que, caso tenham um arranhão ou uma queimadura tenham cuidado pois vai arder muito devido ás quantidades de sal que o mar morto oferece. Quando terminarem de flutuar no Mar Morto recomendamos os famosos banhos de lama, ricos em sais minerais e muitas vezes usada em tratamentos terapêuticos e estéticos. A pele fica um verdadeiro veludo!

Do mar morto a Petra são 3 horas e meia de viagem. Este sítio sempre nos fascinou pela sua beleza e singularidade própria. E aí fomos nós!

DICAS:

• Para terem acesso a este espaço terão que pagar o equivalente a 65 euros por pessoa.
  • Da entrada de Petra até ao tesouro terão que percorrer 1km e 200 metros, mas a verdade é que vale cada passo porque esta é uma viagem é absolutamente apaixonante!
  • Como este é um lugar muito turístico aconselhamos a visita nas primeiras horas do raiar do dia entre as 5:30 e as 6:00 da manhã porque encontrarão menos pessoas. Durante o dia são milhares os visitantes e torna-se difícil apreciar com calma a beleza deste lugar.
  • Usem roupa e sapatos confortáveis!

E finalmente chegámos ao tesouro do Indiana Jones!!! UAU!! Esta sem dúvida foi uma das experiências mais bonitas que tivemos o privilégio de visitar.

Petra é considerada uma das 7 maravilhas do mundo.

Depois de muito pesquisar encontrámos o spot perfeito para tirarmos algumas fotografias para mais tarde recordar.

Muitos beduínos (habitantes locais) oferecem constantemente visitas guiadas dentro de Petra a preços bastante elevados, por isso advertimos que vejam previamente os locais que querem visitar para que possam fazê-lo sem intermediários.

Das situações que mais nos causou desconforto foi ver na primeira pessoa o uso dos animais como meio de transporte dentro deste recinto, nomeadamente camelos e burros, que passam horas e horas ao sol a subir e a descer escadarias enormes, transportando turistas. Cada vez que nos abordavam com este tipo de turismo a nossa resposta era sempre a mesma “Nós temos pernas e podemos andar“.Por ser um lugar de grandes dimensões e inclinações de relevo usam os animais para transportar as pessoas que estejam dispostas a pagar por isso. Ofereceram-nos várias vezes esse serviço o qual recusámos de imediato. Usar os animais é um tipo de turismo que condenamos. Ao final do dia, percorremos 16,800km, uma experiência de valor inestimável, que transcende a exploração de animais em nome do nosso conforto e da indústria do turismo.

Após a nossa visita a Petra partimos rumo a Wadi Rum, este trajeto demorou cerca de 1 hora e 30 minutos.Este é um dos desertos mais bonitos que vimos até então, palco de vários filmes como o Star Wars devido á sua beleza, morfologia das rochas e areia alaranjada. Este lugar é somente habitado por beduínos e animais. Aqui tivemos possibilidade de andar de jipe pelo deserto, contatar com os locais, provar a comida tradicional, conhecer locais incríveis e passar duas noites no deserto.

A nossa viagem pela Jordânia terminou aqui neste lugar incrível, uma viagem que ficará para sempre por tudo o que vivemos, não só pelas pessoas com as quais nos cruzámos, mas também por todos os lugares magníficos que visitámos. Uma viagem que nos deixou de coração cheio e a qual recomendamos MUITO!

Obrigado por estarem sempre desse lado e continuarem a ler e a testemunhar as nossas aventuras pelo mundo. Se já exploraram ou estão a planear visitar a Jordânia, partilhem as vossas aventuras connosco.